Teste de tabaco em animais
Provavelmente você viu essa imagem acima em alguma rede social, não é mesmo? Mas, o que está por trás desses testes da indústria do tabaco em animais? Bom, sabemos que indústrias de tabaco, assim como indústrias farmacêuticas, cosméticas e alimentícias usam os animais como cobaias. Além disso, em muitos países é obrigatória a realização desses testes. Mas, o que mais acontece com esses animais? Descubra agora tudo sobre os testes de tabaco em animais!
O que acontece neste teste?
Basicamente, os animais são forçados a inalar o fumo do cigarro por até seis horas seguidas, todos os dias, durante três anos. No caso dos cães, assim como no dos macacos, os laboratórios prendem um tubo diretamente no focinho, já que por instinto natural, os cachorros evitam respirar esse fumo. Ou, eles fazem buracos no pescoço, conhecida como traqueostomia.
Os ratos, por sua vez, são colocados dentro desse tubo e o fumo do cigarro é lançado diretamente nos seus narizes. E também podem passar por outro tipo de experimento, no qual os laboratórios espalham alcatrão do cigarro sob o corpo destes animais com o intuito de analisar os efeitos do uso de xarope de milho nos cigarros de sabor.
Por que usam Beagles nos experimentos?
Nós sabemos que os Beagles são cãezinhos muito fofos, dóceis e dificilmente avançam em outros animais e humanos, não é mesmo? E, justamente por isso os laboratórios os usam como cobaias, já que eles são mais sociáveis e facilitam o manejo para colocar a mangueira e outros aparelhos.
O que acontece com esses animais?
Além da grande tortura, muitos morrem durante o experimento ou desenvolvem doenças, como por exemplo, tumores de pele.
Já os animais que sobreviveram são sacrificados para a análise dos efeitos dos produtos químicos em seu organismo.
Existe alternativa para que esses testes não sejam feitos em animais?
Sim! Atualmente temos muitos estudos já feitos que mostram os resultados epidemiológicos e clínicos em humanos que podem ser utilizados. Além disso, outra alternativa é através da tecnologia in vitro (não animal).
Quais são as empresas que aboliram o teste em animais?
Infelizmente, é muito difícil afirmar quais empresas realmente fazem estes testes, já que muitas escondem este fato. Porém sabemos que muitos países como Bélgica, Alemanha, Reino Unido, entre outros criaram leis que proíbem o uso destes animais como cobaias.
Só os cachorros e ratos passam por esses testes?
Não! Também são usados macacos, coelhos e galinhas.
São só empresas de tabaco que fazem os testes?
Não! Empresas alimentícias, têxteis e de entretenimento também fazem testes como o de toxidade alcoólica e de cosméticos e até testes armamentistas (expostos à radiação de armas químicas, explosões e gases tóxicos).
Informação extra:
Esses testes da indústria do tabaco se iniciaram nos anos setenta, e até hoje são realizados. Ademais muitos cientistas acreditam que os testes em animais são totalmente inúteis por conta das diferenças anatômicas entre os humanos.
Como faço para ajudar?
Você pode começar ajudando nos ajudando e compartilhando empresas que realizam esses testes e também assinar um abaixo-assinado como este.
Não sopre fumaça de cigarro em um animal e nem o force inalar.
Veja também: SALVE O RALPH: Tudo sobre testes em animais!
0 Comentários