Testes armamentistas em animais
Provavelmente você já ouviu falar de testes em animais na área cosmética e do tabaco, não é mesmo? Mas, você sabia que os animais também são sujeitos à testes armamentistas? Neste artigo, vamos apresentar o que é e como são feitos esses testes!
O que acontece neste teste?
Basicamente, os animais são expostos a substâncias químicas, gases e a radiação de armas biológicas e químicas. Eles também sã baleados na cabeça, para o estudo de velocidade dos mísseis.
Como acontece esses experimentos?
Existem muitos tipos de testes armamentistas, para melhor entendimento separamos em grupos:
- Experimentos para testar armas: Este é um dos mais utilizados e tem o objetivo de avaliar o quão uma arma pode ferir os humanos. Neste grupo se encaixa os testes de gases tóxicos, como o Fosgênio. No caso os animais, principalmente porcos, inalam o gás e morrem devido aos efeitos da toxidade nos sistema respiratório.
Outro teste que se encaixa é o de explosivos, não só porcos e macacos são utilizados, ratos, ovelhas e bovinos também já passaram por este teste.
Informações extras: Em 2010, nos EUA, foi realizado um experimento que submeteu porcos e ratos cerca de 200 detonações de explosivos. Já em outro teste, porcos tiveram seu baço removido,um arame posicionado nos principais vasos sanguíneos e tubos inseridos em seus vasos sanguíneos e na bexiga, para garantir que seriam lacerados. Depois eles foram anestesiados e colocados próximos aos explosivos, depois da explosão muitos morreram mas os sobreviventes foram deixados sangrando até terem perdido aproximadamente um terço do sangue, assim os pesquisadores analisavam quanto tempo poderiam ser mantidos vivos com intervenção médica.
- Experimentos para testar resistência a agressões físicas: Nestes experimentos os ratos, principalmente, podem ser depilados e cobertos por etanol para depois serem incendiados. Em outro experimento, macacos foram feridos com eletricidade para ensiná-los a pilotar um simulador de avião. Aqueles que mais sofreram com o raio gama vomitaram muito. Todos foram mortos depois.
- Experimentos com produtos químicos: Neste caso, foram utilizados porquinhos-da-índia, que morreram por insuficiência cardíaca após envenenamento com uma substância química chamada Soman. Esse agente químico também pode causar sérias convulsões.
- Experimentos para testar resistência a condições adversas: Os animais passam por vários experimentos para analisarem o quanto eles podem resistir a certas situações extremas, por exemplo: Algumas cabras foram colocadas em câmeras vedadas que estavam sob pressão extrema, para assim pesquisar a doença decompressiva. Observação: Este experimento foi interrompido em 2008.
- Experimentos para testar técnicas cirúrgicas militares: Muitos médicos são treinados para curar humanos através de ferimentos feitos nos animais.
O que acontece com esses animais?
Além da grande tortura, muitos morrem durante o experimento ou ficam,por exemplo, com queimaduras(No caso de explosões).
Já os animais que sobreviveram são sacrificados para a análise dos efeitos dos produtos químicos e físicos em seu organismo.
Existe alternativa para que esses testes não sejam feitos em animais?
Sim! Atualmente temos muitos estudos já feitos que mostram os resultados em humanos que podem ser utilizados. Além disso, outra alternativa é através da tecnologia in vitro (não animal).
Quais são as empresas que aboliram o teste em animais?
Infelizmente, é muito difícil afirmar quais empresas realmente realizam esses testes, já que muitas escondem esse fato. No entanto, sabemos que muitos países, como Bélgica, Croácia, França, Espanha, Itália, Alemanha, Bulgária, Grécia, Hungria, entre outros, não utilizam animais em exercícios de treinamento médico militar. Já o Canadá, Noruega e Estados Unidos utilizam principalmente porcos e cabras para treinamento no manejo cirúrgico.
Quais são os animais que passam por esses testes?
Como foi dito, porcos, macacos, cabras, bovinos, ratos, ovelhas e porquinhos-da-índia passam por estes testes. Assim como coelhos e furões.
São só empresas armamentistas que fazem os testes?
Não! Empresas alimentícias, têxteis e de entretenimento também fazem os testes. Assim como o de toxidade alcoólica, tabaco e de cosméticos.
Caso queira saber mais sobre os testes de tabaco em animais clique aqui.
Informação extra:
Muitos cientistas acreditam que os testes em animais são totalmente inúteis por conta das diferenças anatômicas entre os humanos.
Gostou? Aproveite e leia também: SALVE O RALPH: Tudo sobre testes em animais!
0 Comentários