Por que meu cachorro me morde? Saiba tudo!
Provavelmente, você já deve ter se perguntado ”Por que meu cachorro me morde?” enquanto fazia carinho ou estava brincando com ele e, de repente, recebeu uma bela mordida. Saiba tudo sobre as razões desse comportamento, como evitar e como agir nessas situações.
Não foi socializado!
Às vezes, isso pode estar relacionado à maneira como o seu cãozinho foi tratado antes de você se tornar o tutor. Ele pode ter passado por relações ruins e, consequentemente, desenvolvido um trauma ou fobia. Ou pode ser simplesmente porque ele não teve muito contato com pessoas e animais diferentes.
Defendendo o território e a comida!
Um exemplo de defesa do seu território é quando um desconhecido tenta entrar em sua casa. E assim como alguns de nós, humanos, ficamos bravos quando alguém tenta roubar nossa comida.
Muitas vezes, pode ocorrer do seu cachorro morder quando fica enciumado com a sua interação com outro cachorro da casa ou com qualquer outro animal.
Estresse!
Um cachorro estressado pode morder o seu tutor e outras pessoas. Esses casos acontecem com frequência quando ele está em um ambiente desconfortável, quando um novo integrante chega à família ou ocorrem mudanças na rotina.
Instinto maternal!
Todos nós sabemos que uma mãe quer proteger seus filhotes, e com as cadelas não é diferente. Quando uma cadela que é mãe desconfia de alguma ameaça, seu instinto protetor é ativado. Nesses casos, evite que sua cadela fique estressada, pois com o tempo, essa atitude pode mudar.
Problemas de saúde!
Alguns cães evitam o contato com os tutores quando estão sentindo muita dor e estão mais vulneráveis. O melhor a se fazer é ligar para o veterinário.
Filhotes me mordendo!
Muitos tutores não sabem disso, mas os cães realmente trocam os dentes! Entre o quarto e o sexto mês de vida, os filhotes perdem os dentes decíduos (de leite) e, para aliviar a dor ou o incômodo, começam a morder objetos e os tutores.
Para solucionar esse problema, primeiramente, você deve ter paciência e calma. Em seguida, comece a estimular o seu amiguinho a brincar apenas com brinquedos. Ou seja, quando ele começar a morder o seu chinelo, retire-o e ofereça um brinquedinho. Saiba mais sobre o assunto em COMO FAZER O CACHORRO PARAR DE MORDER
Como mudar esse comportamento?
Analisando essas possibilidades acima e observando o comportamento do seu cachorro, ficará mais fácil resolver o problema. No entanto, é sempre bom respeitar e compreender o tempo e o território do seu amigo, assim ele não ficará mais estressado.
Uma dica muito importante é: aprenda a entender a linguagem do seu cachorro, como olhares, postura e expressão facial. Conhecendo os sinais, você e seu pet terão uma melhor relação.
Meu cachorro me mordeu e agora?
Primeiramente lave com sabão e água corrente depois você pode colocar gelo no local mordido, assim alivia a dor e estancar o sangue. Além disso, verifique se o cachorro está com todas as vacinas em dia e livres de zoonoses.
O que você não deve fazer:
- Se automedicar.
- Dar pontos na mordida: A probabilidade de conter bactérias é alta e ter uma infecção posteriormente também.
- Desfazer sua amizade com seu cachorro: Não fique bravo com ele por muito tempo e corrija o comportamento dele.
Como evitar uma mordida?
Primeiramente, lave com sabão e água corrente. Depois, você pode colocar gelo no local mordido, o que alivia a dor e estanca o sangue. Além disso, verifique se o cachorro está com todas as vacinas em dia e livre de zoonoses. Para evitar que esse problema ocorra, você deve, principalmente, respeitar os limites do seu bichano e evitar situações ou ambientes estressantes. Além disso, a castração é uma solução que ajuda muito na redução de comportamentos agressivos, prevenção de fugas e de muitas doenças.
Como evitar uma mordida de um cachorro de rua?
Em casos de cães que moram na rua e que demostram agressividade, você deve:
- Ficar imóvel e sair do local após ele se acalmar e se afastar. (Caso esteja de pé).
- Enrolar em posição fetal, protegendo o rosto e o abdômen, e fique absolutamente imóvel.(Caso esteja deitado ou caído no chão).
Observação: Nunca olhe nos olhos ou grite com ele.
Como evitar uma mordida do cachorro de um amigo?
Quando você vai a uma festa de um amigo ou familiar onde há cães, é importante permitir que o cão cheire você e evitar movimentos bruscos. Em seguida, peça permissão ao tutor para acariciar o cachorro. Se estiver acompanhado por uma criança, mantenha-a sempre sob observação e nunca permita que puxe a cauda do cão.
Dicas extras!
- Nunca force uma ação.
- Nunca assuste-o ou incomode-o na hora do sono ou alimentação.
- Desde filhote comece a socializa-lo.
E ai? Gostou? Aproveite e veja também: TUDO SOBRE VACINAS ANTI CIO PARA CADELAS E GATAS!
0 Comentários