Outubro rosa para cadelas e gatas
O mês de outubro é conhecido como símbolo de prevenção do câncer de mama nas mulheres, mas essa doença não atinge apenas os seres humanos; as gatas e cadelas também sofrem com ela. Muitos tutores possuem dúvidas sobre o assunto. Descubra agora tudo sobre o “Outubro Rosa” para cadelas e gatas e como incentivar essa ação!
Como surgiu o outubro rosa?
O movimento Outubro Rosa teve início na década de 1990 nos Estados Unidos. Ele começou como uma campanha para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e promover a importância da detecção precoce da doença. E a escolha da cor rosa como símbolo se deve à cor do laço que representa a causa. Desde então, o Outubro Rosa se tornou um movimento global, com diversas organizações, empresas e indivíduos participando ativamente para promover a conscientização sobre o câncer de mama e arrecadar fundos para pesquisa e apoio a pacientes.
E é claro que os animais não ficaram de fora deste movimento e está crescendo ainda mais nas redes sociais. A conscientização deste movimento é muito importante para todos os nossos animaizinhos e seu bem-estar. De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a incidência da neoplasia é alta – cerca de 60% das cadelas e 30% das gatas.
Quias são os sinais clínicos?
Surpreendentemente o câncer de mama em animais, também conhecido como neoplasia mamária, pode apresentar vários sinais clínicos, que podem incluir:
- Nódulos ou caroços palpáveis nas glândulas mamárias.
- Inchaço, vermelhidão ou alterações na pele sobre as glândulas mamárias.
- Secreção sanguinolenta ou purulenta dos mamilos.
- Lambedura excessiva ou coceira nas áreas afetadas.
- Perda de apetite e perda de peso.
- Mudanças no comportamento, como letargia ou depressão.
- Dificuldade para se movimentar ou dor ao tocar a região mamária.
Como diagnosticar? E é qual o tratamento?
Ao observar esses sinais, o melhor a se fazer é ligar para um veterinário, pois ele enviará sua pequena para exames como ultrassom, raio-x, exames de sangue ou até mesmo exames citológicos do tumor e histopatologia, assim poderá indicar o melhor tratamento. Caso os tumores tenham se desenvolvido, o recomendado é uma mastectomia, que consiste na retirada parcial ou total das mamas, e pode ser incluído um tratamento complementar como quimioterapia.
Como prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas?
A principal maneira de prevenir é castrar sua amiguinha, o que reduz a probabilidade de aparecer tumores. Além disso, é proibido o uso de vacinas anti-cio , tanto para cadelas quanto para gatas. E não esqueça de levar seu pet periodicamente ao veterinário, e sua participação na conscientização nas redes sociais é muito importante. Não fique de fora!
Gostou? Aproveite e tire suas dúvidas sobre Castração de cachorros: Saiba tudo agora! e Entenda os cuidados e a importância da castração de gatos!
0 Comentários