O que é Manqueira Bovina?
Manqueira bovina, também conhecida como ‘mal do ano’, carbúnculo sintomático e miosite clostridial, é uma doença que afeta os ruminantes, incluindo os bezerros, e possui uma altíssima taxa de mortalidade. Se você quer descobrir mais sobre essa enfermidade e como prevení-la, leia o nosso artigo abaixo!
O que causa a manqueira bovina?
A manqueira bovina é causada por bactérias do gênero Clostridium e Bacillus anthracis(Clostridium septicum, C. chauvoei, C. novyi, C. sordelli e/ou C. perfringens) causadoras de quadros sépticos focais, sistêmicos e toxoinfecções. Essa doença afeta mais os músculos dos animais e sua infecção ocorre por ingestão dos esporos dessas bactérias, que se proliferam no lúmen intestinal, acessa a corrente sanguínea e deposita esporos na musculatura. Caso haja uma lesão, haverá a multiplicação no tecido muscular e apresentar sinais clínicos.
Essas bactérias liberam toxinas no tecido muscular que causam destruição de leucócitos (que participa da defesa do organismo), quebra de hemácias e até mesmo alteração no DNA. Tanto que podemos até sentir por meio do tato, “bolhas de ar” no músculo.
Quais são os sinais clínicos?
O animal pode apresentar:
- Febre
- Depressão
- Desidratação
- Inchaço dos músculos
- Crepitação subcutânea
- Manqueira
Qual o tratamento para a manqueira?
Para tratar a doença, médicos veterinários geralmente usam antibióticos. E caso a doença esteja mais avançada, é realizado a fenestração e até desbridamento.
Nunca fazer o tratamento sem a consulta de um médico veterinário!
Como controlar a manqueira?
O melhor método de controle é a vacinação. Além de descartar corretamente as carcaças e evitar lesões na pele do animal.
Gostou do nosso post? Confira também Como manter o feno fresco e livre de fungos?
0 Comentários