O que é brucelose? Qual é o tratamento?
A brucelose é uma antropozoonose muito importante, pois está presente no mundo todo, principalmente em países em desenvolvimento no Oriente Médio, Ásia, África e América do Sul. Acima de tudo, é uma enfermidade que persiste por toda vida do animal, já que não possui cura, apenas um tratamento bem difícil. Você vai descobrir logo abaixo o motivo!
O que causa a brucelose?
A brucelose causada pelo gênero Brucella possui uma caracrística marcante que dificulta o tratamento, pois essas bactérias infectam as células do sistema mononuclear fagocitário. Além disso, a composição da sua parede celular as tornam muito resistentes ao meio ambiente e a muitos fármacos.
Qual a sua origem?
Segundo dados e pesquisas, a bactéria existe desde 79 a.C., mas foi em 1887 que David Bruce isolou pela 1° vez o Micrococcus melitensis do baço de um soldado, que atualmente é nomeado como Brucella melitensis. E foi em 1895 que originou os outros nomes para as bactérias desse gênero.
Qual a sua importância?
Com o conhecimento da doença, evitamos muitas mortes de animais, adoencimento de humanos e prejuízo econômico, principalmente no mundo agrícola. Levando em consideração a particularidade da doença em relação ao tipo de espécie, podemos observar que, por exemplo, nos bovinos, as vacas gestantes são mais susceptíveis à bactéria. Nos suínos, ela causa muita infertilidade e aborto. Nos cães que não tem acesso a uma boa higiene e moradia, também são mais susceptíveis. Já nos ovinos, os machos são mais susceptíveis do que as femeas, principalmente das raças mestiças e merinos, em comparação com as raças britânicas.
Quais são os sinais clínicos da brucelose?
Os sinais clínicos são semelhantes entre as espécies e vão depender da idade, status reprodutivo e imunológico do animal. Abaixo, estão listados os principais sinais:
- Caprinos: causado pela B.melitensis, possui orquite, epididimite e causa aborto no terço final da gestação.
- Suínos: causado pela B.suis, provoca aborto, lesões em diversos órgãos como baço, fígado e rim. Além de provocar lesões nos ossos e cérebro.
- Cães: causado pela B.canis, provoca aborto com descargas vaginais amarronzadas ou acizentadas por um período prolongado em femeas. Já em machos causa epididimite e prostatite.
- Bovinos: causado pela B.abortus, possui como característica principal o abortamento na 1° gestação após a infecção. Por mais que muitos são assintomáticos, muitos bovinos machos possuem orquite e epididimite, e no caso das femeas apresentam glândulas mamárias e linfonodos inchados, túnica vaginal espessa e queda na reprodução. Vale lembrar que muitos bezerros possuem subdensenvolvimento, muita queda de pelo e até a morte precoce.
Como ocorre a transmissão?
Existem muitas formas de transmitir a doença, sendo as principais:
- Hábito de lamber membranas fetais, bezerros e fetos além dos órgãos genitais.
- Fômites.
- Água e alimento.
- Ordenha mecânica (contamina as teteiras).
- Coito (principalmente em ovinos e cães).
As portas de entrada principais para essa doença são o aparelho genital e digestório.
Qual é o diagnótico?
Para descobrir se há casos de brucelose realizamos testes por métodos diretos (isolamento bacteriano,PCR, imunohistoquimica) ou por métodos indiretos (sorologia).
Qual é o tratamento da brucelose?
Conforme mencionado anteriormente, a brucelose não possui um tratamento eficiente, uma vez que a localização intracelular da Brucella dificulta a eliminação do agente. De acordo com o PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal), é recomendado o abate sanitário dos animais infectados. Portanto, é responsabilidade do proprietário notificar as autoridades competentes, uma vez que a brucelose representa um alto risco para todos os animais e seres humanos envolvidos.
Como fazer o controle da brucelose?
O controle está diretamente relacionado ao diagnóstico precoce e sacrifício dos animais positivos, mas também incluem métodos de destruição da Brucela spp ainda no ambiente, incluindo por exemplo a pasteurização.
Foi observado que essas bactérias são sensíveis ao calor e acidez, por isso quando se faz o uso de desinfectantes comuns como formaldeídos a 2% temos a sua eliminação em até 15 minutos.
Este artigo te ajudou? Aproveite e veja: O que é mormo? Qual é o tratamento?
0 Comentários