Lipidose hepática felina: O que é?
Quer saber tudo sobre a doença conhecida como lipidose hepática felina e ajudar o seu bichano? Leia agora e tire todas as sus dúvidas!
O que é lipidose hepática felina?
Lipidose hepática é uma doença bem comum nos gatos e é muito perigosa! Ela causada pelo acúmulo de gordura no fígado, que consequentemente afeta todo o resto do organismo. Geralmente acontece em gatos obesos e com sobrepeso, e animais de meia idade, mas nada impede que ocorra em gatos jovens e magros.
Quais são os sintomas?
O tutor pode notar uma fraqueza enorme e perda de apetite. Além de:
- Vômito
- Diarreia
- Perda de peso
- Palidez
- Icterícia
O que causa?
Existem muitas causas sendo a nutrição inadequada a mais comum, já outras são:
- Anorexia por estresse
- Anorexia por diabetes
- Doença renal crônica
Qual é o diagnóstico?
Após notar esses sintomas e levar ao médico veterinário, ele vai realizar alguns testes como de ultrassom e exame de sangue.
Qual é o tratamento?
O mais importante para a recuperação do seu gato é a alimentação. Por isso, dependendo do caso, o veterinário vai receitar uma dieta bem específica, podendo também indicar uso de remédios, suplementação (vitaminas) e até mesmo o uso de sonda.
Como prevenir?
Deve-se ter uma série de cuidados que reduzem o desenvolvimento da doença, é o principal é uma alimentação de qualidade, sempre fique de olho se ele está comendo pouco ou muito. Para isso, peça dicas e indicações de alimento para o veterinário.
Lembre-se! Caso veja algum dos sintomas, busque um médico veterinário, pois, se essa doença não for diagnosticada rapidamente, pode ser letal.
Leia também: BANHO EM GATOS: Saiba tudo agora!
0 Comentários