Doença de Chagas em cães
Você já ouviu falar sobre a doença de Chagas, não é mesmo? Mas você sabia que os cães também podem ter a doença? Descubra agora tudo sobre a doença de Chagas em cães e como ocorre a transmissão.
Qual é o agente etiológico e quem são os hospedeiros?
A doença é causada pelo protozoário da ordem Kinetoplastida, família Trypanosomatidae, denominado Trypanosoma cruzi. Esse protozoário é caracterizado pela presença de um único flagelo e do cinetoplasto.
Os hospedeiros definitivos da doença de Chagas incluem cães, gatos, humanos e reservatórios silvestres. E os hospedeiros ntermediários são os hemípteras(barbeiros).
Quais são os sinais clínicos e lesões?
Os sinais clínicos apresentam duas fases:
- Aguda: caracterizada por miocardite ou encefalite em cães jovens.
- Crônica: marcada pela cardiomiopatia dilatada em cães idosos.
A miocardite pode levar a sintomas como falta de ar, batimentos cardíacos irregulares e cansaço excessivo. Por outro lado, a encefalite pode causar confusão mental, alucinações, convulsões, fraqueza e perda de sensibilidade.
Como diagnosticar?
Nos estágios agudos da doença, os tripomastigotas podem ser observados em esfregaços sanguíneos densos corados com Giemsa.
Como ocorre a transmissão?
Existem muitas formas do seu pequeno ser contaminado, sendo as principais:
- Ingestão de leite mater infectado
- Contaminação por moscas, urina ou saliva de animais gravemente infectados
- Lamber local da picada ou ingerir o inseto infectado
Considerações finais
Agora que você já conhece as principais características da doença de Chagas em cães, a melhor prevenção é usar repelentes, instalar telas nas janelas e evitar passeios noturnos.
Gostou? Aproveite e veja também: 10 VERDADES E MITOS SOBRE CACHORROS!
0 Comentários