Dezembro Verde: Combate ao abandono de animais
Estamos no mês de dezembro, no qual temos uma campanha muito importante para a conscientização da população em relação ao abandono de animais. Parece surpreendente mas nos dias atuais são registrados muitos casos de abandono, principalmente de cães e gatos, porém, aves, porcos, bovinos e outros animais também são abandonados.
Como o caso que teve repercussão nacional, ocorrido em Brotas recentemente, confira só: Búfalas de Brotas: entenda o que está acontecendo na fazenda onde animais foram encontrados em situação de abandono
Por que “Dezembro Verde”?
Com a chegada de fim de ano, confraternizações e viagens são registrados mais casos de abandono e maus-tratos. E as campanhas passaram a usar a cor verde, até ser denominado “Dezembro Verde”.
Quais os principais motivos do abandono de animais?
Muitas pessoas abandonam pelas viagens, festas, alergias ou por crianças e idosos no lar. Além disso, os animais são abandonados devido á uma mudança do tutor, por ele estar doente ou até mesmo pela rejeição á fêmea com cria de filhotes.
Já foram registrados também casos de abandono pois o tutor achou que o animal faz muito barulho, solta muitos pelos ou por ter crescido demais.
Abandono é crime?
Assim como os maus-tratos, o abandono também é crime segundo a nova Lei Federal nº 14.064/20, que altera a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.
O que causa o abandono?
Causa extremo sofrimento ao animal, que tem dificuldades para encontrar alimento e abrigo em ambientes desconhecidos, ficando desprotegidos da chuva, do frio, da exposição ao tempo e sujeitos a brigas, atropelamentos e maus-tratos.
Como denunciar?
Vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Você também pode ligar para a Polícia Militar Ambiental (190) ou para o Disque Denúncia (181).
Animais não são descartáveis! Diga não ao abandono!
Gostou? Veja também: TESTES DE TABACO EM ANIMAIS
0 Comentários