Como pegar o meu coelho corretamente?
Pode ser que você tenha dúvidas sobre como pegar e segurar corretamente o seu coelho. Por isso, mostraremos quais são as melhores e piores formas de pegar um coelho.
Existem técnicas para pegar um coelho?
Como muitos sabem, os coelhos são animais domésticos presentes na indústria da carne, pele e pelo, além de serem utilizados em testes como animais de laboratório. Por isso, em muitos livros e artigos de diferentes áreas, encontramos diversas maneiras de manusear um coelho.
Atualmente, na medicina veterinária, estão sendo incorporadas maneiras mais amigáveis e seguras, com diversas certificações, visando proporcionar uma melhoria no bem-estar animal.
O que devo fazer antes de pegar meu coelho?
Todo cuidado é necessário, inclusive antes de pegar o seu amiguinho. Você deve pegá-lo somente quando for necessário e fazer isso cuidadosamente. Para isso, comece acariciando as costas dele e evite movimentos muito bruscos.
Lembrando que os coelhos se sentem mais seguros ao nível do solo. Ficar perto do chão previne que ele caia do colo e se machuque.
Como pegar meu coelho?
Coloque a palma de uma mão embaixo do peito do coelho e, com a outra mão, levante as patas dianteiras. Em seguida, erga-o cuidadosamente.
Observação: Nunca pegue o seu coelho pela orelha, rabo ou patas! Agindo assim, o seu coelho pode tentar fugir, o que pode resultar em fraturas, rompimento de músculos, tecidos e deslocamento de membros!
Qual maneira é a melhor?
Esse método, mostrado na imagem abaixo, é utilizado pelos tutores, onde o animal fica apoiado no corpo do tutor, sustentando assim as patas posteriores e bloqueando o campo de visão dele, deixando-o menos agitado e estressado.
Por que devo segurar da melhor maneira?
Segurando de maneira incorreta, como pegar seu coelho pelas patas, orelhas e rabo, pode machucar o pequeno. Como dito acima, pode causar lesões, deslocamento de membros e vários outros prejuízos ao animal.
Como colocar de volta no chão?
Coloque primeiro as patas traseiras no chão e depois cuidadosamente tire sua mão do restante do corpo dele.
Considerações finais:
Se o seu coelho se esconde, nunca o arraste para fora do esconderijo. Tente trazê-lo até você, atraindo, por exemplo, com um petisco que ele goste. E, por fim, sempre tome cuidado com movimentos bruscos e a maneira de segurá-lo. Lembre-se de recompensá-lo com um petisco pelo bom comportamento.
Gostou? Aproveite e veja também: Como manter o feno fresco e livre de fungos?
0 Comentários