Como evitar que meu gato destrua a árvore de Natal?
O Natal está chegando e os preparativos para a festa já começaram! Quem não gosta de deixar a casa toda enfeitada com luzes e decorativos fofos natalinos, não é mesmo? Mas, e quem tem gatinhos em casa, também é possível decorar a casa e montar a árvore sem que o bichano a derrube? Já que muitos tutores de gatos tem essa dúvida, daremos algumas dicas de como evitar que seu gato destrua a árvore de Natal!
Por que os gatos derrubam a árvore e bolinhas?
Nós sabemos que os gatinhos amam ver as coisas caindo, não é mesmo? Além de ser uma maneira de ele chamar a atenção do tutor, eles se divertem fazendo isso. E como eles são bem curiosos, a variedade de cores e itens chama muito a atenção.
Qual é o tipo de árvore ideal?
Se você gosta de usar árvores naturais como os pinheiros, fique atento! Além de serem bem tóxicos (no caso de ingestão), eles podem machucar o seu gatinho já que possuem espinhos bem afiados. Mas, se você usa árvores artificiais, os danos são menores, mas mesmo assim causam sérios problemas se o bichano ingerir.
Caso tenha notado que o seu gato morda as folhas da árvore, compre nos petshops gramas adequadas para ele mastigar, assim ele perde o interesse em mastigar as folhas da árvore.
Dica: Em árvores naturais, coloque um pote de água que não esteja acessível para o seu gato, isso evita contaminações.
Qual é o tamanho de árvore ideal?
Primeiramente, considere o espaço disponível na sua casa, muitos tutores e veterinários recomendam árvores pequenas do que as maiores, pois terão menos enfeites e objetos que poderão quebrar. Caso você tenha filhotinhos, as árvores de mesa são recomendadas.
Dica: Muitos gatinhos não gostam de arranhar alumínio, então enrole papel-alumínio no tronco da árvore.
O que fazer para a árvore não cair?
A base da sua árvore deve estar bem firme e sólida! Para que ela não caia, você pode amarrar a ponta com um fio de nylon e pendurar num ganchinho no teto! E as bolinhas, lacinhos e outros enfeites você também pode prender com guincho.
Como devo decorar?
Muitos tutores usam a técnica de colocar os enfeites aos poucos, em um dia coloque três bolinhas depois no outro dia coloque os lacinhos, e assim por diante. Com essa técnica, o seu gatinho não estranha e ele vai se acostumando aos poucos e não tem tanto interesse na árvore e enfeites.
Além disso, muitos tutores costumam colocar os enfeites nas partes mais superiores da árvore, assim o gatinho não alcança as partes mais altas.
Já na hora de escolher os enfeites, evite os mais quebradiços como as bolas de vidro e prefira aqueles de isopor revestido de tecido ou de plástico. Caso esses enfeites quebrem e o bichano ingerir, pode perfurar intestino, esôfago e outras partes do corpo.
Eu devo colocar pisca-pisca?
Sim, você pode colocar pisca-piscas! A nossa dica é: Passar uma fita para esconder os fios e evite que ele alcance tomadas e fontes de energia. E lembre-se de desligar as luzes quando não tiver ninguém por perto.
Dica extra:
Para que ele não se concentre na árvore, o distraia com cordinhas e varinhas com penas.
Gostou? Aproveite e veja também: POR QUE MEU GATO ME SEGUE O TEMPO TODO?