O que é leptospirose?
Muito comum em caẽs, humanos e bovinos, a leptospirose é uma doença grave, em que todos os mamíferos são susceptíveis. Descubra agora o que é leptospirose e como controlá-la.
O que causa a leptospirose?
Causado pela bactéria do gênero Leptospira que acomete todos os mamíferos sendo os mais comuns os cães, bovinos e humanos. No caso dos bovinos as espécies L.hardjo, L. interrogans e L.borgpetersenii são mais comuns.
Quais são os sinais clínicos?
A mais comum é icterícia devido a hemólise, mas o animal também pode apresentar doença renal. Nos bovinos apresenta como uma doença reprodutiva (bactérias se reproduzem no útero e causa lesões), por isso apresenta anestro prolongado e aborto(principalmente no terço final da gestação).
Devemos lembrar que apresenta bacteremia oscilante, ou seja, em momentos de imunosupresão a bactéria volta a causar mais sinais clínicos. Além disso, temos abaixo mais sinais clínicos:
- Letargia
- Inapetência
- Anemia hemolítica
- Febre alta
- Hematúria
Como ocorre a transmissão e o tratamento da leptospirose?
Ela pode entrar pela pele facilmente ou pela ingestão de água. E o tratamento da leptospirose em muitos casos se consiste em uso de antibióticos.
Como é feito o diagnóstico?
Muitas vezes podemos confundir essa doença com babeiose ou brucelose já que apresentam sinais clínicos semelhantes. Por isso, devemos prestar atenção no caso apresentado (se tinha carrapatos na área, por exemplo) e podemos realizar exame de sorologia.
Como prevenir a leptospirose?
Para evitar a doença devemos vacinar os animais, limpar bem o ambiente e objetos, além de controlar a populaçao de roedores.
Gostou do nosso artigo? Aproveite e veja O que é mormo? Qual é o tratamento?
0 Comentários