O que é mormo? Qual é o tratamento?
Mormo é uma zoonose conhecida por ser altamente contagiosa e de alta mortabilidade. Para você tratar e até mesmo lidar com a suspeita dessa doença requer muita cautela e compeensão pois se trata de uma doença muito perigosa tanto para equídeos quanto para humanos.
O que causa mormo?
A doença é causada pela bactéria Burkholderia mallei que possui como hospedeiros definitivo, os humanos e equídeos( cavalo, mula, jumento…).
Ela é uma das mais antigas doenças de equídeos sendo mencionada por Aristóteles e Hipócrates, séc. II e IV aC. E no Brasil, descrita em 1811, possivelmente introduzida por animais infectados da Europa.
Como ocorre a transmissão da mormo?
A transmissão ocorre por contato direto aos animais infectados, por meio de descarga de exsudatos purulenta (eliminação bacteriana) sendo NASAL ou SECREÇÕES DA PELE. E as formas de contágio são:
- lesões de pele + contato com exsudatos;
- fômites contaminados: sela, comedouros, bebedouros;
- inalação;
- alimentação pobre;
- movimentação de animais.
Observação: A doença possui período de incubação longo! Aliás o confinamento/estabulação facilita a transmissão.
Qual o perigo da mormo?
Basicamente o perigo está relacionado na super resistência que o agente possui. Mesmo quando o animal não apresentar sinais clínicos, apenas suspeitas, o responsável do animal deve fazer notificação à algum orgão responsável. Além disso, como já foi dito, a doença possui alta mortabilidade.
Quais são os sinais clínicos nos animais?
Por mais que muitos animais são assintomáticos, em outros o agente se aloja em vários órgãos, principalmente no fígado e pulmão. Por isso temos como os principais sinais clínicos:
- Hipertermia (39,8oC até 40,5 oC);
- Descarga nasal muco-purulenta;
- Epistaxe (sangue em ambas as narinas);
- Congestão, erosões e úlceras no septo nasal;
- Dispnéia, respiração ruidosa, estertores pulmonares;
- Inapetência;
Quais são os sintomas nos humanos?
Assim como nos equídeos, os humanos também possuem dores musculares,febre, dificuldade para respirar, inchaço nas narinas e até pneumonia. Por isso ela é uma doença grave com mortalidade próxima de 95%.
Qual é o diagnóstico para mormo?
Geralmente é utilizada o método de ELISA ou prova de Fixação de Complemento(FC).
Qual o tratamento para mormo?
Existe um protocolo de tratamento precoce preventivo para profissionais de laboratórios, com suspeita de contaminação, à base de trimetropim e sulfa-metoxazol. Porém o uso de EPI é a principal forma de prevenir infecções.
Enfim, gostou do nosso artigo? Compartilhe com um amigo! Aproveite e veja O que é forragem? Qual a sua importância?
0 Comentários