O que é forragem? Qual a sua importância?

No Brasil as forrageiras desempenham um papel muito importante na economia, já que são a principal fonte barata e de alta qualidade para alimentação dos ruminantes. Por isso, existem muitos estudos desenvolvidos para entender melhor sobre a forragem e quais são as melhores técnicas para um bom aproveitamento delas. Confira abaixo as principais informações básicas para o conhecimento prévio sobre as forragens.

De onde veio as forrageiras?

Para entendermos melhor, vamos voltar ao passado, no momento em que as forrageiras foram introduzidas acidentalmente por africanos no Brasil. Por isso, entende-se que as forrageiras, principalmente das espécies Brachiaria mutica (capim-pará) e Panicum maximum (capim-colonião) são “intrusas” do nosso ecossistema natural, ou seja, as forrageiras não são de origem brasileira.

Devido à similaridade de clima e solo, essas gramíneas se adaptaram muito bem ao Brasil. Além disso, as forrajeiras tem alta capacidade de dispersão por reprodução vegetativa e por semente e eficiência fotossintética. A maioria dessas gramíneas africanas são heliófilas (que necessita de total exposição solar) e apresentam metabolismo fotossintético do tipo C4 (são adaptadas para áreas abertas).

O que é forragem/pastagem?

Nada mais é que uma área ocupada por espécie vegetal herbácea, cuja finalidade é produzir matéria verde para alimentação de animais.

Geralmente definimos a forragem como partes aéreas com plantas herbáceas acima do nível do solo. E pastagem definimos como unidade funcional do pastejo em determinada área fechada e separada por cercas e/ou barreira, contendo bebedouros e/ou cocho para sal. Ambas servem como alimentação para animais.

É importante apontar que a pastagem pode ser dividada em seca (feno, palhadas…) e verde ou úmida (silagem,pasto in natura…).

O que é forragem? Qual a sua importância?
O que é forragem? Qual a sua importância?

Quais os tipos de pastagem?

Podemos dividir em dois grandes grupos: nativas e cultivadas.

Segundo o agrônomo Benedito Marques da Costa “Pastagem nativa é a vegetação nativa espontânea de algum valor forrageiro, que surge após a destruição parcial ou total da vegetação original, como savana, campo cerrado, agreste, caatinga, etc. Pastagens cultivadas são pastagens estabelecidas com espécies exóticas onde a vegetação original foi excluída.”

Qual a importância das pastagens?

Sabemos que o Brasil é um grande produtor de carne bovina, sendo que 95% usa o regime de pastagens. Além disso, não compete com a alimentação humana e possui baixo custo de produção.

Podemos considerar também a ajuda que elas oferecem em manter a estrutura do solo, a ajuda em hospedar animais silvestres e na preservação de material genético.

O que é pastejo?

Se consiste no ato de folhear a planta enraizada no campo, que é realizada pelo animal. Para o animal envolve as fases: busca, apreensão e ingestão.

Qual a diferença entre capim e grama?

Capim é um tipo de gramínea usada como forragem para o gado (é mais “ereta”,alta). Já a grama é aquela planta rasteira da família das gramíneas muito utilizada por nós em casa para jardinagens.

Gostou da nossa matéria? Compartilhe com seus amigos e aproveite para descobrir mais sobre o mundo animal: Como manter o feno fresco e livre de fungos?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *