Quais são os tipos de rações?

Todo tutor quer oferecer uma comida saudável e de qualidade para seu pet não é mesmo?
E quando entramos num pet shop e deparamos com várias opções de marcas e tipos diferentes ficamos muito confusos e perdidos. Por isso este artigo foi feito para você que procura a melhor ração para seu bichano!


Como surgiu a ração?

A primeira ração comercial inicialmente foi criada por James Spratt em 1860. E na Inglaterra foram comercializados os ”bolos para cães”. Já em 1907 foi criado por Bennett, os “biscoitos para cães”, os famosos petiscos. Em 1920, surgiu a ração enlatada criada pelos irmãos Chappel, nos EUA, na época usavam carne de cavalo devido à guerra que estavam ocorrendo.

Quais são os tipos de ração?

Existe duas classificações; o alimento convencional que seria o alimento industrializado ,ou seja, as rações. E o alimento não convencional que seria a alimentação caseira, orgânica, natural e BARF.

Qual a diferença entre alimentação orgânica e alimentação caseira?

Muitas pessoas sentem muita dúvida nisso, mas basicamente a alimentação orgânica não tem origem vegetal com agrotóxicos.

Quais são os tipos de rações?
Quais são os tipos de rações?

Qual a melhor ração? Econômica, Premium ou Super premium?

As rações econômicas como o próprio nome já diz, são mais baratas, já que possuem ingredientes mais baratos como os farelos. Com isso o alimento possui uma menor digestibilidade que resulta em fezes volumosas e menor palatabilidade. Ela possui formulação variável, ou seja, dependendo do valor das matérias primas e de sua disponibilidade, as fábricas podem trocar os ingredientes.

Já a ração premium além de níveis nutricionais mais altos comparando com a ração econômica, ela possui uma melhor palatabilidade e digestibilidade, aspectos bem levantados nos comerciais e propagandas. Assim como a econômica ela também possui formulação variável.
E por fim, a ração super premium tem a maior disponibilidade de nutrientes e maior digestibilidade. Elas são encontradas em locais mais específicos e possuem formulação fixa.
E os petiscos? Em que tipo se encaixa?

Existem outra classificação dos alimentos que esta relacionada a função, nela existem:

  • Alimento completo: são aqueles que garantem todos os níveis nutricionais necessários a correta alimentação diária de cães e gatos saudáveis.
  • Alimento terapêutico: indicada para animais que possuem algum distúrbio metabólico como diabetes, doenças renais, alergias alimentares e cardiopatas.
  • Alimento funcional: aquele alimento ou ingrediente que além das funções nutritivas básicas, quando consumidas produzem efeitos benéficos á saúde, que é o caso da Romã que possui efeito antioxidante.
  • Alimentos complementares: podem ser subdivididos em alimentos específicos que são os petiscos geralmente oferecidos como um agrado. E os alimentos mastigáveis que tem o objetivo de agradar o pet como os ossinhos.

Agora que você conhece os tipos de rações e escolha a melhor para seu pet! Caso de dúvidas, consulte um veterinário, assim ele pode mostrar as particularidades do seu animal.

Se você está procurando um comedourro elevado perfeito para seu bichano acesse aqui! E não esqueça de compartilhar esse artigo com seu amigo e ver as rações disponíveis para cães!

Descubra também: 4 plantas que não devem ser oferecidas aos coelhos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *