Por que meu gato me morde? Saiba tudo!
Provavelmente você já deve ter se perguntado “Por que meu gato me morde?” enquanto fazia carinho ou brincando e de repente ele morde a sua mão. Bom, separamos algumas razões para esta situação, que resolvendo antes da fase adulta, melhorará a sua relação com ele.
Não quer carinho!
Ás vezes pode estar relacionado á região que você faz carinho, ele não pode gostar por isso evita o seu carinho. Com isso, comecem a observar quais são os locais que o seu gatinho não gosta e não o force.
Quer mais carinho!
Alguns gatos mordem por não quererem mais carinho, já outros mordem porque querem mais! As mordidinhas no pé e no braço, por exemplo, significam que o seu felino quer brincar com você e quer mais carinho. Isso é uma maneira dele chamar a sua atenção, então aproveite a fofura e se divirta com ele.
Medo!
É provável que o seu gato te morda como forma de proteção. Ele pode se assustar com barulhos, pessoas e outros animais principalmente quando não foram bem socializados quando filhotes. Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é deixar ele se acalmar e depois provavelmente, no tempo dele, ele virá até você.
Observação: Gatos com medo costumam deixar as suas orelhas para trás e com o rabo curvado para dentro. Observe se é o seu caso.
Estresse!
Assim como quando estão com medo, um gato estressado pode arranhar o seu tutor e outras pessoas. Esses casos acontecem muito quando tem visita em casa ou quando são levados ao veterinário. O ideal seria acostumar o seu felino com novas experiências e associa-las como coisas boas.
Instinto maternal!
Todos nos sabemos que uma mãe quer proteger os seus filhotes e com as gatas não são diferentes. Quando uma gata que é mãe desconfia de alguma ameaça, seu instinto protetor é ativado. Nesses casos, evite que sua gata fique estressada, com o tempo, essa atitude vai mudar.
Dominância e território!
Alguns gatos veem os seus tutores como outro gato e tentam dominá-lo, ou seja, tentam provar que ele está acima de você e deve respeitá-lo. No mesmo caso ocorre com os gatos territorialistas, quando alguém invade o seu espaço, ele irá mostrar que aquele lugar é somente dele. Geralmente, quando eles querem marcar território, urinam no local.
Como mudar esse comportamento?
Analisando essas possibilidades acima e observando o comportamento do seu gato, ficará mais fácil resolver o problema. No entanto é sempre bom respeitar e compreender o tempo e território do seu amigo assim ele não ficará mais estressado.
Meu gato me mordeu e agora?
Primeiramente lave com sabão e água corrente depois você pode colocar gelo no local mordido, assim alivia a dor e estancar o sangue. Além disso, verifique se o gato está com todas as vacinas em dia e livres de zoonoses.
O que você não deve fazer:
- Se automedicar.
- Dar pontos na mordida: A probabilidade de conter bactérias é alta e ter uma infecção posteriormente também.
- Desfazer sua amizade com seu gato: Não fique bravo com ele por muito tempo e corrija o comportamento dele.
Como evitar uma mordida?
Para que não ocorra este problema, você deve principalmente respeitar os limites do seu bichano, além de evitar o banho caso ele não goste, deixar ele em situações estressantes e castrá-lo. Essa última solução ajuda muito na redução de comportamentos agressivos e até fugas, além de prevenir muitas doenças.
Como saber que meu gato vai me morder?
Quando o seu gatinho está com medo, estressado, agressivo ou quando não quer mais carinho ele geralmente apresenta esses comportamentos:
- Pupilas dilatadas com olhar fixo.
- Para de ronronar.
- Pelos arrepiados.
- Dorso elevado (em caso de ataque) ou encolhido (em caso de medo);
- Orelhas para trás (em caso de ataque e medo). Orelha para dentro (quando não quer mais carinho).
- Tremer a cauda.
E ai? Gostou? Aproveite e veja também: TUDO SOBRE VACINAS ANTI CIO PARA CADELAS E GATAS!
0 Comentários