Como lidar com a perda de um pet?
Parece ser bem difícil superar a perda do nosso amiguinho, e para te ajudar separamos alguns métodos de como lidar com a perda de um pet.
O que não dizer para quem acabou de perder um pet?
Infelizmente na sociedade a perda de um animal não é tratada como muito triste ou comovente. E a substituição sempre é incluída nessa fase. Frases como “É só adotar!” “Era só um cachorro!” “Pelo menos agora você tem menos gasto e menos sujeira!” não devem serem ditas nunca! Isso demostra desprezo pelo animal e pelo sentimento do tutor. Ou seja,você deve ficar ao lado da pessoa e respeitar os sentimentos.
Como conviver com o luto?
Ficar angustiado, chorar e ter insônia são bens comuns durante essa fase, e até pode surgir um sentimento de culpa e cobrança, mas não faça isso. A morte é um acontecimento natural por isso não se culpe, tente fazer coisas que você goste no dia a dia para tentar amenizar a dor.
Um detalhe importante de citar é que muitos tutores costumam tirar tudo que lembre o animal, mas guarde a coleira ou uma roupinha para você lembrar no amigo de forma alegre e carinhosa.
O que fazer quando uma criança passa pelo luto?
As vezes parece ser bem complicado explicar que o amiguinho não está mais presente mas existe maneiras de tentar explicar e amenizar o momento. Você pode:
- Pode ser que essa perda seja uma das primeiras e ele ainda não entende que a morte é natural e pode se culpar, então explique.
- Dê exemplos de outros animais que faleceram e como as pessoas superaram.
- Deixe-o guardar lembranças do amigo, isso o deixará mais confortável.
- Não troque por outro pet tão rápido. Um animal não pode ser substituído.
Será que eu devo adotar outro?
Claro que sim! Outro animalzinho vai ser uma companhia ótima! Mas antes de adotar, observe se você e outros moradores da sua casa já estão preparados para um novo integrante na família, ou seja, já superaram o luto.
Decisões quando seu amigo morre:
Quando um animalzinho morre, normalmente o veterinário dá duas opções para o tutor escolher que são:
- Enterrar em cemitérios que são exclusivos para os animais. Você até pode fazer um velório.
- Cremar. O serviço geralmente é feito pela prefeitura. Neste caso, é mais indicado para animais que morrem de doenças contagiosas.
Como me preparar para a morte do pet?
Muitos animaizinhos, principalmente os idosos, estão doentes ou muito fraco devido à idade, e para você se preparar com a morte, locais mais confortáveis de acordo com as limitações físicas do seu pet. E acima de tudo nesses últimos momentos dê muito carinho e muita atenção. Além disso, tente mostrar o quão você está feliz estando ao lado dele.
Veja também: SALVE O RALPH: Tudo sobre testes em animais!
Te ajudou? Deixe nos comentários sua opinião!
0 Comentários