Novembro azul para cães e gatos
Os veterinários e tutores de animais se solidarizam participando da campanha contra o câncer de próstata em novembro. Se você está aqui para descobrir tudo sobre o Novembro Azul para cães e gatos, está no lugar certo! Confira abaixo!
De onde surgiu o novembro azul?
A princípio, originada na Austrália em 2003, a campanha tinha o objetivo de chamar a atenção sobre as doenças em homens e como o diagnóstico precoce poderia salvar vidas. Segundo dados, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Já em relação aos nossos bichanos, animais com mais de sete anos tendem a desenvolver a doença.
O que é câncer de próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que tem a função de produzir esperma e está localizada abaixo da bexiga. Ela se torna cancerígena quando aumenta significativamente de tamanho, muitas vezes devido a alguma predisposição genética (histórico familiar), obesidade e, no caso dos animais, a idade avançada.
Quais são os sinais clínicos?
Geralmente, na fase inicial do câncer de próstata, ele é silencioso, o que contribui para uma alta taxa de mortalidade. No entanto, na fase avançada, 95% dos tumores já provocam sintomas como dificuldade para urinar, possível presença de sangue na urina, problemas de locomoção, perda de apetite e perda de peso.
Como diagnosticar o câncer de próstata?
Assim que observar algum desses sinais clínicos, ligue imediatamente para um veterinário. Ele realizará exames como ultrassom, exame de sangue e exame de urina para avaliar a situação do seu animal de estimação.
Como tratar?
Basicamente, o tratamento consiste na retirada da próstata por meio de uma cirurgia, mas também pode ser indicada a quimioterapia. No caso de formações de abscessos e infecções na região, serão prescritos antibióticos e realizada a drenagem das lesões.
Como prevenir?
É óbvio que a castração é a melhor prevenção para o câncer de próstata em cães e gatos, mas você também pode prevenir oferecendo uma alimentação balanceada ao seu pet e levando-o a consultas periódicas com um médico veterinário.
Gostou? Descubra mais sobre Castração de cachorros: Saiba tudo agora! e Entenda os cuidados e a importância da castração de gatos
0 Comentários