Como cuidar de um peixe betta?

O peixe betta, conhecido também como combatente e peixe-de-briga-siamês é muito conhecido por ser fácil de cuidar e ter um preço acessível. Porém existem algumas curiosidades sobre ele que você deve estar atento, por exemplo, você sabia que eles são agressivos com os outros peixes? Pois é! Leia agora tudo que você precisa saber sobre o peixe betta!

Quais são as características do Peixe Betta?

  • Esses peixes são bem agressivos, pois, são muito territoriais até mesmo com sua própria espécie. No caso do macho e a fêmea eles apenas não brigam durante a reprodução. Mas isso não significa que você não pode colocá-lo com outros peixes no aquário.
  • Em seu habitat natural, eles se confundem com o meio ambiente e com alguns tons de vermelho e azul nas barbatanas. Eles podem ser encontrados em pequenos lagos.
  • Eles possuem órgãos chamados “labirintos” que ajudam na passagem do ar atmosférico.
  • As fêmeas possuem a cauda curta, já os machos possuem a cauda grande e bem colorida.
  • A sua expectativa de vida é de 3 a 5 anos (no cativeiro).

Qual a melhor alimentação para o peixe Betta?

O peixe Beta tem um estômago que equivale o tamanho do seu olho, portanto não devemos alimenta-los demais. Por isso, ofereça duas ou três vezes ao dia comidas específicas para Bettas encontradas em pet shops.

Caso queira mudar um pouco, você pode dar pequenos insetos, larvas de mosquitos que também são encontrados congelados nos pets shops.

Como escolher o melhor aquário?

Escolha um local em que seu aquário não fique exposto diretamente ao sol, ao frio excessivo e à cheiros fortes. Caso você coloque apenas um peixe compre um aquário de pelo menos nove litros para que ele se sinta mais confortável, Caso queire colocar mais peixes compre aquários maiores.

Lembre-se de colocar água de boa qualidade, sem cloro e sem sal, numa temperatura média de 22ºC a 32ºC. E evite deixar sem tampa, pois eles costumam saltar para fora.

Para a decoração, use enfeites como tocas (para se esconderem) e plantas pequenas (para não se machucarem), além de areia e uma luz (verde, azul ou lilás) para deixar o ambiente mais bonito.

Quais são as doenças mais comuns?

O cuidado errado com o seu betta como, por exemplo, colocar água com cloro ou temperatura incorreta pode desenvolver uma série de doenças, sendo elas:

Barbatana Caudal Rasgada

Causada por má e pobre qualidade da água, o peixe apresenta fraqueza e alteração na cauda como machas brancas estranhas, bordas pretas e vermelhas ao longo da zona afetada.

Hidropsia

É a acumulação de líquido no fígado e rim, causada por vírus, bactérias ou má nutrição.

ICH ou doença do ponto branco

O ICH é bastante comum podendo até mudar o comportamento do peixe deixando-o muito nervoso e ansioso, por isso ele constantemente esfrega o seu corpo nas paredes do aquário. As suas escamas se tornam opacas e após um período surgem pontos brancos que são cistos que envolvem os parasitas. 

Caso essa doença não seja tratada o peixe pode morrer de asfixia devido o coração acelerado, por isso, leve ao veterinário mais rápido possível.

Existem outras doenças como piolho de peixe, constipação, parasita intestinal, oodiniose e Doença do Lodo.

Extra sobre peixe betta:

O peixe betta consegue aprender vários truques, pois é muito inteligente. Ele pode seguir o seu dedo para os lados, nadar através de arcos e pular. Mas para isso, você precisa inicialmente ver se ele está saudável e se a água está em perfeitas condições.

Ensine-o usando comida e sessões rápidas para não o estressa-lo, lembre-se também de não exagerar na comida.

Sabendo essas informações, você e seu peixe vão viver super bem. E não hesite de procurar um veterinário em caso de dúvidas e problemas.

Como cuidar de um peixe betta?
Como cuidar de um peixe betta?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *