O que é febre amarela?

Muitas pessoas julgam e matam macaquinhos por acharem que eles são os culpados da propagação da febre amarela…o que não é verdade pois os primatas ficam doentes e morrem pela doença! Além disso, os macaquinhos não infectam os humanos e sim a picada do mosquito Aedes aegypti.

O que causa a febre amarela?

Tendo como hospedeiros naturais os primatas não humanos e causada pelo vírus Flavivirus, a febre amarela também infecta o homem através do mosquito Aedes aegypti. Ou seja, o humano só fica doente através deste ciclo:

Homem infectado → Aedes aegypti → homem sadio.

Atualmente, a febre amarela urbana está erradicada, e apenas a febre amarela silvestre está presente nos dias atuais. Observa-se que, em períodos chuvosos, como nos meses de janeiro a abril, há uma maior presença da doença. Além disso, os humanos não vacinados e turistas são grupos de risco para a doença, mas todos os humanos são susceptíveis à doença.

Quais são os sintomas?

Cerca de 90% dos casos são assintomáticos ou oligossintomáticos. Mas no início da doença, apresenta febre e cefaleia, e ao longo dos dias, a pessoa desenvolve calafrios, dor de cabeça intensa, fadiga, vômito, icterícia e hemorragia.

Como diagnosticar?

Através do histórico do paciente, analisando se ele possui a vacina, onde habita e depois podemos fazer exames como ELISA

Como controlar?

A vacinação é a principal forma de controle da doença, lembrando que apenas os humanos recebem as vacinas, pois não existe vacina para os animais.

Observação: Muitas pessoas têm medo da vacina devido às reações adversas, porém são sintomas leves, como febre, inchaço, dor muscular e, em casos bem raros, reação alérgica.

Em áreas onde há maiores riscos da presença da doença, é comum muitos países exigirem o protocolo de vacinação. Isso ajuda a evitar a propagação da doença para outros locais.

O que fazer?

Não existe tratamento específico, mas a febre amarela é de notificação obrigatória, tanto em casos confirmados em humanos quanto em primatas não humanos.

Gostou do nosso artigo? Aproveite e veja O que é mormo? Qual é o tratamento?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *